PNLD Literário 2018

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Caro (a) Educador (a),

Este ano, estamos estreando no PNLD Literário 2018 com nossos primeiros livros infantis e juvenis.

Na perspectiva de fortalecimento das memórias e cultura brasileira, com textos divertidos e ricas ilustrações, apresentamos-lhes nossas obras selecionadas, desejando que possamos estar na sua escola muito em breve!

Cada livro dispõe de um Manual de Orientações Pedagógicas, cuidadosamente elaborado para o uso na sua sala de aula. Se ainda assim, desejar saber mais, contate nossa equipe pedagógica por telefone ou e-mail, estamos à disposição!

Veja as nossas obras selecionadas!

O fantástico mundo do cordel

O fantástico mundo do cordel

Texto e ilustrações deArlene Holanda


Código para seleção PNLD: 1355L18602

Categoria 5 EF1 - 4º e 5º Ano
O tratado da aranha e da rã

O tratado da aranha e da rã

Texto de Arlene Holanda
Ilustrações de Sérgio Melo

 

Código para seleção PNLD: 1343L18602

Categoria 4 EF1 - 1º a 3º Ano
O Socó Popó, que coçava sete Socós

O socó Popó, que coçava sete socós

Texto de Arlene Holanda
Ilustrações de Rafael Limaverde


Código para seleção PNLD: 1325L18602

Categoria 4 EF1 - 1º a 3º Ano

O que é o PNLD Literário 2018?

O PNLD Literário 2018 (Programa Nacional do Livro Didático) é um plano desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a aquisição de obras literárias a serem utilizadas pela rede pública de ensino brasileira.

O PNLD Literário 2018 prevê a avaliação e distribuição de livros de literatura para os estudantes da Educação Infantil (creche e pré-escola), dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos). Durante o processo, professores e diretores de instituições públicas de ensino de todo o país devem avaliar as obras aprovadas pelo MEC e pelo FNDE e escolher – conforme instruções contidas no Guia Digital do PNLD (disponível em www.fnde.gov.br) -, quais delas devem ser adotadas pela escola.

Um dos principais objetivos do PNLD Literário 2018 é apoiar a formação dos acervos das escolas públicas, ampliando as oportunidades para que os alunos tenham acesso à literatura de qualidade durante o ano letivo. Além disso, o programa busca contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, em conformidade com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Como escolher as obras para o PNLD Literário 2018?

Conforme divulgado pelo site do FNDE, a escolha do PNLD Literário 2018 está prevista para ocorrer na primeira quinzena de outubro, ainda sem data específica.

Para participar do processo de escolha, as instituições federais e as redes municipais e estaduais de ensino devem formalizar adesão ao sistema PDDE Interativo. Após isso, precisam registrar a adesão das obras literárias escolhidas no próprio site, durante a data disponível. As entidades que já aderiram ao Programa não necessitam realizar um novo cadastro.

Quantos livros devo escolher?

Cada categoria possui a sua particularidade para a escolha das obras. Ainda de acordo com o site do FNDE, a escolha se dará da seguinte forma:

Categorias 1 a 4 – Escolha de acervos para sala de aula

1 – Creche I – 0 a 1 ano e 6 meses: 20 obras;

2 – Creche II – 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses: 20 obras;

3 – Pré-escola – 4 anos a 5 anos e 11 meses: 20 obras;

4 – Anos Iniciais EF – 1º ao 3º ano – 35 obras.

Categorias 5 e 6 – Escolha de acervos para biblioteca

5 – Anos Iniciais EF – 4º e 5º anos: 50 obras;

6 -Ensino Médio – 1ª a 3ª séries: 50 obras.

Categorias 5 e 6 – Escolha de livros para os alunos

5 – Anos Iniciais EF – 4º e 5º anos: 2 obras por aluno;

6 -Ensino Médio – 1ª a 3ª séries: 2 obras por aluno.


As Categorias do PNLD Literário 2018

As obras do PNLD Literário atendem aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5 ano) e Ensino Médio e são divididas em seis categorias. São elas:

Categoria 1 EI – livros para crianças da Educação Infantil (creche) de 0 a 1 ano e seis meses;
Categoria 2  EI – livros para crianças da Educação Infantil (creche) de 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses;
Categoria 3 EI  – livros para crianças da Educação Infantil (pré-escola) de 4 a 5 anos e 11 meses;
Categoria 4 EF1 – livros para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental – Categoria que a Terra da Luz Editorial aprovou duas (2) obras.
Categoria 5 EF1 – livros para os estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – Categoria que a Terra da Luz Editorial aprovou uma (1) obra.
Categoria 6 EM – livros para os estudantes do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano.

Os temas do PNLD Literário 2018

Para cada categoria, existem temas específicos que são contemplados pelas obras do PNLD Literário 2018. Os temas estão alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são trabalhados pelos livros em uma linguagem adequada para cada faixa etária. Confira:

A casa e a família (categoria 1): aborda o espaço em que as crianças vivem e seus relacionamentos mais próximos.

Descoberta de si (categorias 1, 2, 3 e 4): obras que trabalham com as crianças a percepção do corpo (sentidos, movimentos e gestos). Para a categoria 4 (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), inicia-se também a percepção dos sentimentos, das ações e da linguagem.

O mundo natural e social (categorias 1, 2, 3, 4 e 5): envolve descobertas e relações pessoais de forma mais ampla, incluindo a escola, a cidade, o meio ambiente (paisagens naturais, aquáticas, plantas, animais) e até mesmo o universo. Aqui, são destacados temas que estimulam o respeito ao outro e o reconhecimento da diferença. Além disso, para a categoria 5, (4º e 5º anos do Ensino Fundamental) são valorizados assuntos relacionados a contextos locais e regionais.

Família, amigos e escola (categorias 2, 3, 4 e 5): aborda as primeiras experiências interpessoais e sociais das crianças, permitindo também a exploração de sentimentos, o encontro com a diversidade e contribuindo para que as crianças construam suas percepções e questionamentos sobre si e sobre o outro.

Diversão e aventura (categorias 2, 3, 4 e 5): obras que permitem que a criança vá além da sua realidade, estimulando sua imaginação e seu envolvimento com a leitura, tanto pelo trabalho com a linguagem quanto pelo desenvolvimento da narrativa.

Autoconhecimento, sentimentos e emoções (categoria 5): livros que trabalham a percepção do corpo e auxiliam na construção da identidade, abordando processos de amadurecimento e a relação de personagens/sujeitos líricos com suas emoções e sentimentos, como o amor, a alegria, o luto e a dor.

Encontros com a diferença (categoria 5): aborda a descoberta e o contato entre diferentes esferas culturais, sociais, geográficas etc., como as relações entre indivíduos de diferentes etnias ou o encontro com pessoas com deficiências. Livros com esse tema destacam valores como o respeito e a tolerância.

Para a categoria 6 (Ensino Médio)

Projetos de vida: envolve a construção de projetos de vida relacionados à adolescência e às dúvidas e/ou angústias que ela pode gerar. Ao abordar esse processo de amadurecimento, as obras tratam da relação de personagens/sujeitos líricos com suas emoções e sentimentos sobre si mesmos, o mundo que os cercam, as expectativas para a fase adulta e os planos para o futuro.

Inquietações das juventudes: obras em que personagens/sujeitos líricos têm foco em questões próprias do jovem, como namoro, mudanças de interesses, as tensões familiares, o conflito com as autoridades, problemáticas relativas à adaptação, pertencimento, amadurecimento etc.

O jovem no mundo do trabalho: aborda potencialidades e desafios relacionados à inserção do jovem no mundo do trabalho, considerando a realização pessoal, a cidadania, as primeiras experiências profissionais, o desenvolvimento de competências interpessoais e a conciliação entre a escola e o trabalho.

A vulnerabilidade dos jovens: problematiza questões sobre a realidade brasileira contemporânea que afetam o cotidiano da população jovem, podendo estar ligadas à precariedade econômica ou aos diversos tipos de violência e preconceitos.

Cultura digital no cotidiano do jovem: obras com esse tema abordam interações construídas por meio de redes ou mídias sociais, problematizando os vínculos virtuais criados e desfeitos no cotidiano dos jovens e destacando o questionamento das fronteiras entre o público e o privado na internet e os fenômenos das chamadas fake news e dos influenciadores digitais.

Bullying e respeito à diferença: aborda, de forma crítica, os males gerados pelo assédio moral e físico no cotidiano escolar, ressaltando a necessidade de respeito à diferença (seja ela etária, de pertencimento étnico-racial, de classe, de gênero etc.). Livros com esse tema devem problematizar tanto os desafios quanto os benefícios da interação com a diferença, destacando a necessidade do convívio democrático dentro e fora da escola.

Protagonismo juvenil: diz respeito à atuação e liderança de adolescentes e jovens adultos em diferentes campos de convívio social (família, escola, grupos de amigos, redes sociais, primeiros empregos etc.). Nesse tema, destaca-se a relação do jovem com o mundo a sua volta em conexão com o exercício da cidadania.

Cidadania: obras com esse tema apresentam e problematizam diversas formas de exercício da cidadania pelos jovens diante das necessidades político-sociais dos dias de hoje, abordando o desafio do engajamento e do trabalho coletivo e as possíveis transformações sociais que práticas cidadãs podem gerar.

Diálogos com a sociologia e a antropologia: envolvem questões que remetem a temas sociológicos e antropológicos do mundo atual, como os diferentes estilos de vida nas cidades brasileiras, as interações nas redes sociais, a vida das populações negras e indígenas no Brasil, o empoderamento feminino, o aumento de transtornos de ansiedade na população brasileira etc.

Ficção, mistério e fantasia: livros em que os personagens se envolvam em tramas fora de seu universo cotidiano, incluindo desde histórias detetivescas, com resolução de mistérios, até universos fantásticos, com figuras como bruxos, vampiros, fadas, gnomos, monstros etc

 

Baixe as orientações do FNDE